logo RCN

Processo de matrícula para cursos na UFSC inicia na próxima quarta-feira

  • Foto: Mateus Mendonça / Agecom / UFSC -

Candidatos aprovados no Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 devem realizar matrícula online até 22 de janeiro

A partir da próxima quarta-feira (17), os candidatos aprovados nos cursos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através do Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024, iniciarão o processo de matrícula. Todos os candidatos classificados devem realizar a matrícula inicial de forma online até o dia 22 de janeiro, sob pena de perda da vaga, obedecendo aos limites de vagas oferecidas por cada curso de graduação para os 1° e 2º semestres letivos de 2024.

A matrícula obrigatória exige o envio digitalizado da documentação, seguindo as instruções presentes no site do sistema de matrículas e na Portaria Conjunta nº 01/PROGRAD/PROAFE/UFSC. Candidatos que ingressam pelas cotas do Programa de Ações Afirmativas devem enviar a documentação necessária para a validação, juntamente com os demais documentos.

Os arquivos devem ser gerados obrigatoriamente a partir de documentos originais e legíveis, em formatos PDF, JPG, PNG ou MP4, com tamanho máximo de 5 MB. Os documentos devem ser acessados pelo Sistema de Matrícula, preferencialmente utilizando a opção "Entrar com gov.br" após o login. Candidatos que não possuem cadastro no Gov.br devem seguir os procedimentos do site para realizar o cadastro.

Os aprovados para o segundo semestre têm a opção de antecipar o ingresso para o primeiro semestre, devendo informar essa escolha no termo disponível. Os editais de remanejamento serão publicados em 9 de fevereiro e 8 de março. É importante ressaltar que candidatos que assinalarem a opção de ingresso no primeiro semestre e não assumirem a vaga, quando convocados, perderão o direito de ingresso no curso.


Documentação necessária para a matrícula

  1. Documentos de identificação (RG e CPF) utilizados na inscrição no Vestibular. Estrangeiros devem apresentar visto permanente ou temporário válido pela Polícia Federal.
  2. Certificado e histórico escolar do ensino médio ou equivalente, ou diploma de ensino superior.
  3. Comprovante de quitação eleitoral (para maiores de 18 anos).
  4. Certificado militar (para candidatos do sexo masculino).
  5. Atestado de vacinação contra rubéola (para candidatas do sexo feminino até 40 anos).
  6. Comprovante de vacinação contra a Covid-19.


Ações afirmativas

Os candidatos por modalidades de cotas da Política de Ações Afirmativas devem apresentar, junto com os documentos para validação, o certificado de conclusão e histórico escolar do ensino médio comprovando ter cursado integralmente o ensino médio ou equivalente em escola pública brasileira.

A análise e validação das autodeclarações da primeira chamada serão realizadas de 24 de janeiro a 1º de fevereiro, com resultados enviados por e-mail. Em caso de indeferimento, os candidatos podem solicitar recurso até dois dias úteis após a decisão, conforme o artigo 16 da portaria de matrícula.


Próximas chamadas

As vagas não ocupadas na primeira chamada serão destinadas aos candidatos da lista de espera. O edital de segunda chamada será publicado em 26 de janeiro, com matrícula de 26 a 29 de janeiro. A terceira chamada está prevista para 15 de fevereiro, e a quarta chamada para 22 de fevereiro.

IMA participa da soltura de bugios-ruivos em Florianópolis com o Instituto Espaço Silvestre Anterior

IMA participa da soltura de bugios-ruivos em Florianópolis com o Instituto Espaço Silvestre

Construção do elevado do Distrito Industrial de Joinville está na reta final Próximo

Construção do elevado do Distrito Industrial de Joinville está na reta final

Deixe seu comentário